16/06/2007

Relatório do Encontro Nacional em Recife

Bem moçada, este é apenas um pouco do que rolou em Recife. Foi muito bacana porque nós não só descutimos e debatemos sobre a melhoria do PIBA, mas desfrutamos de várias culturas da região...
Enfim, fiquem com um pouco do que vivenciamos no "Encontrão".


LOCAL: Aldeia Xukurú (ESCOLA INDIGENA)
DATA: 25/05/07 - 27/05/07
TRAJETÓRIA Fortaleza - Aeroporto de Natal - Aeroporto de Recife - Caruarú - Pesqueira - Aldeia Xukurú.
INSTITUIÇÕES PRESENTES: Flor e Ligia (Encine); Nair (Pamem); Elísio e Gleison (Sociedade da Redenção); Jeferson, Francisco, Claudinha e Cristiano (Xukurú); Carlinhos (Cead); Raica e Bia(Projeto Legal); Carol (Educadora); Roberto (CIMI); Adailton(INDEC); Tânia (Acessora da Rede); Aurélio (Motorista) e Néia(Copixo).

DIA 26/05/07 e 27/05/07
Depois de um belo café da manhã na própria escola da região, foi iniciado mais um Encontro Nacional da Rede PIBA. Nesse encontro foi onde foram mostrados os anseios das instituições para a melhoria da rede. De início nos apresentamos por cada região presente( Fortaleza, Rio de Janeiro e Pernambuco). Dando continuidade, apresentou-se todo o roteiro da semana em que os Angolanos estiveram no Brasil.

IMPRESSÕES DE CADA REGIÃO EM RELAÇÃO A VISITA DOS ANGOLANOS:
*Pernambuco (Miguel e Tristão) - Mini-curso cujo tema foi Direito e Acesso a Terra; Trabalharam a diversidade cultural; discussão nas escolas índigenas e TV Viva; hospedaram no MST e conheceram o Projeto Paulo Luiz Freire; conheceram o Pr°. Pardal que cria bomba d`água e outras coisas sem ultilizar energia, entre outras coisas.
*Ceará (Sérgio e Ariela) - Ação direta no Bom Jardim terapia comunitária, apresentaram os pontos positivos e negativos, seminário de convivência familiar, participação no programa de TV Megafone, entre outras coisas.
*Rio de Janeiro (Golveia e Filho) - puxaram a discursão do Roda Viva criança e adolescente em situação de risco, as instituições puderam participar das experiências umas das outras; promoção do Pré-vestibular; trocaram conhecimentos, entre outras coisas.

PONTOS APRESENTADOS
*As instituições de Ambos os Países perceberam que o tempo foi muito curto. Sentiram uma necessidade de um aprofundamento Cultural e Político.
*Foram nomeados os representantes da visita a Angola no mês de junho dia 28 a dia 08 de julho. Flor por ser Educadora de rua, Adailton por tarbalhar Liderança na Diversidade Racial e por fim Luciete que é Educadora Diferenciada no Povo XUCURU.
*Haverá uma nova visita a Angola no fim do ano em que desta vez irão cinco representantes por um tempo bem maior: um mês. Dependendo do orçamento poderão acresentar outros membros. Orçamento previsto (cerca de 7.100 doláres).


REPASSE AS INSTITUIÇÕES
*Os critérios para a visita de Angola no mês de junho foram os seguintes: os representantes teriam que ter um aprofundamento em relação a realidade de Angola para fazer uma espécie de mini-cursos lá, porém sendo esse valor significativo, tem por dever de expandir suas culturas e experiências.
*Foi estabelecido outro critério para a ida de novos Brasileiros a Angola no final do ano no período de um mês. As regiões mandarão propostas (cursos ou coisa do tipo) para uma espécie de "conselho-núcleo" de Angola. Sabendo de suas necessidades, portanto, deverão analizar com cuidado todas as propostas de repasse. Serão analizados os projetos das regiões com que devem ser equivalentes às necessidades prioritárias do País. Então daí a região nomeará o representante.
*Regra de convivência.

Foi iniciada a ação jovem para 2008:
* Protagonismo Juvenil
* Blog
* Site

PLANO DE AÇÃO:Fortalecer a participação juvenil.
O QUÊ?- Implementar a participação juvenil em todos os estados.
COMO?-1°.Escolha dos representantes titular e suplentes.-2°.Encontrão Rede Piba Jovem para apresentar rede e escolher coordenadior regional.-3°.Os coordenadores poderão participar do Encontrão.
QUANDO?-13 de junho é o prazo para a escolha dos representantes. Em julho será a visita, data ainda a ser marcada.
RESPONSÁVEIS! Os jovens eleitos e cooredenadores.
ONDE?-Caruarú ou Fortaleza.

ADICIONAIS:Fomos para um ritual na Aldeia Sucupira.

CURIOSIDADES DO POVO XUKURÚ: É um povo guerreiro, luta para se manter enquanto etnia. Seus antepassados conseguiram uma estratégia para não perder sua cultura e identidade. Foram 500 anos de luta e massacre. Dentro dessa luta nasce um referencial, Chicão. Foi um cacique que lutou para trazer de volta o que foi negado durante a colonização. Chicão lutou dos anos 80 pra cá. O povo tinha medo, mas Chicão não, conseguiu trazer o "ser Xukurú" e por isso Ele foi perseguido pelos fazendeiros e foi assassinado em 1998.- Chicão não foi enterrado e sim plantado, diz a esposa de Chicão. Hoje podemos ver a vitória que Chicão fez, são 98% do território Xucuru resgatado. Essa luta continua, seu filho Marquinhos toma a liberdade que seu pai lhe dera de comandar o povo.

Nenhum comentário: